26.6.05

LOGO 2005-2006

Photobucket - Video and Image Hosting


"(...) o berço não é o Castelo, mas a pedra, o chão, o céu que está por cima, e este vento que de rasgado passa, sopro de todas as palavras portuguesas ditas, de todos os suspiros primeiros e finais (...)"
José Saramago, in Viagem a Portugal

24.6.05

A CONDIÇÃO VIMARANENSE - Um post em Aberto.

#1
Vivemos numa cidade bonita, pequena e bairrista. Temos orgulho no nosso minúsculo e mundial Centro Histórico. Temos razões para o ter. Temos orgulho no Vitória e no Cineclube. No Padrão do Salado e no Centro Cultural de Vila Flor. Temos a certeza absoluta que a Praça da Oliveira é a praça mais bonita de Portugal. Falamos com sotaque e dizemos palavrões sem maldade. Temos qualidade de vida e personagens míticos nas nossas ruas. Sentimos a força do nosso granito. Mesmo que saibamos que não é verdade, a nossa cidade é a melhor. Sempre será. Aliás, se tivéssemos um rio, corríamos sérios riscos de ainda hoje ser a Capital de Portugal. E toda a gente sabe que, se assim fosse, este país seria melhor. O mais fabuloso Rei de todos os tempos foi Afonso Henriques, o Gil Vicente nasceu aqui (na rua homónima), e o Paulinho Cascavel é um vimaranense ilustre. Não é à toa que o Le Monde nos chamou de Berço Marcial de Portugal. Temos orgulho em ter parido um país. Concordamos com José Mattoso quando este diz que a tarde de 24 de Junho de 1128 foi "a primeira tarde portuguesa". Esta é a cidade de Emídio Guerreiro, de Fernando Távora, de Martins Sarmento, de Raúl Brandão e de Abel Salazar. E quase de Camilo Castelo Branco e de Florbela Espanca.
Esta terra é toda a nossa aspiração. Eis, em quatro ou cinco pinceladas, aquilo que consideramos ser A Condição Vimaranense.
Benvindos ao 4800-Guimarães.
Jacques Guimarães

UM, DOIS, TRÊS, QUATRO MIL E OITOCENTOS, GUIMARÃES

O que é uma cidade? Bela pergunta. Ou seja, o que é Guimarães? É a esta - e outras - perguntas que os autores deste blog vão tentar, paulatinamente, responder. 4800 GMR: um olhar racional sobre uma cidade que tinha tudo para ser capital.

23.6.05

OTELO DE GUIMARÃES


OTELO DE GUIMARÃES nasceu na Rua Alfredo Guimarães - de quem se diz ser descendente directo - em Guimarães. Aluno exemplar do Liceu Nacional de Guimarães, estudou Sociologia em Paris e leccionou em Minsk, Milão e Mirandela. Segundo os amigos, é um vimaranense "como nunca ninguém viu", dotado de uma inteligência e sentido crítico "anos luz para lá da média". Actualmente, reside num quarto de uma residencial em Guimarães. Gaba-se de nunca ter estado em Braga.

JACQUES GUIMARÃES


JACQUES GUIMARÃES nasceu na Rua do Rei do Pegu - de quem é descendente directo - em Guimarães, filho de uma francesa e de um vimaranense. Aluno exemplar do Liceu Nacional de Guimarães, estudou Arquitectura e Ocultismo em Trondheim e leccionou em Oslo, Basileia e Vladivostok. Segundo os amigos, é um vimaranense "como não há nenhum", dotado de uma inteligência e sentido crítico "uns furos largos acima da média". Actualmente, reside numa vivenda hipotecada na Costa, mas não passa um dia sem se dirigir ao Centro Histórico.

CARLOS GUIMARÃES


CARLOS GUIMARÃES nasceu na Rua de Paio Galvão - de quem é descendente directo - em Guimarães. Aluno exemplar do Liceu Nacional de Guimarães, estudou Ciência Política em Heidelberg e leccionou em Madrid, Berlim e Arcos de Valdevez. Segundo os amigos, é um vimaranense "como poucos", dotado de uma inteligência e sentido crítico "muito acima da média". Actualmente, reside numa vivenda hipotecada em Briteiros, mas não passa um dia sem se dirigir ao Toural.

ILÍDIO GUIMARÃES










Se a vimaranensidade (1) tivesse pernas, seriam as de ILÍDIO GUIMARÃES. Nascido no largo do Trovador - de quem é descendente directo - este homo vimaranensis ou Vitruviano de Couros (como é carinhosamente apelidado por alguns amigos) foi o melhor aluno de sempre do Liceu e, anos mais tarde, da Francisco de Holanda (onde repetiu o secundário todo, só para ser o melhor aluno de sempre). Cursou Engenharia na Universidade do Minho, foi um dos refundadores do Vitória, do Atlético, da Muralha, da Associação Artística e do Laboratório das Artes. Das suas mãos nasceram as escadinhas do Mestre Caçoila, a Avenida D. João IV e milhares de Vimaranenses (já que foi parteiro no Hospital Velho). É pai de 14 vimaranenses filhos (2) (e não o contrário) e é tido pelo os amigos como um dos dois melhores vimaranenses de sempre. Actualmente, exerce medicina privada, arquitectura e manicure. É mentor de grande parte da intelectualidade do concelho e moderador de vários blogs da cidade. Tem um ascendente inexplicável sobre Carlos, Jacques, Júlio B. e Otelo de Guimarães, havendo mesmo quem diga que estes lhe têm um medo monumental. De um ponto de vista mitológico, há quem diga que Ilídio Guimarães é uma vitela.

(1) Termo inventado por Ilídio Guimarães, transmitido a Jacques, Otelo, Júlio e Carlos por SMS a 21 de Junho de 2005: "e se fizésseis um blog sobre a vimaranensidade para eu o moderar?"

(2) a saber, e por ordem de chegada, Afonso Henriques Segundo Guimarães, Mariano Exfelgueiras Guimarães, Ademir Alcântara Guimarães, Ernesto Paraíso Guimarães, José de Guimarães Guimarães, Conde de Arnoso Guimarães, Francisco Martins Sarmento de Holanda da Veiga Guimarães, Maria Vitória de Guimarães, Touraliana Guimarães, Maria Caldeiroa Guimarães, Mumadona Guimarães, Clarinha Guimarães, António Magalhães Guimarães e o caçula Vímara Guimarães, nascido há vinte minutos.

JÚLIO BRAGA GUIMARÃES


JÚLIO BRAGA GUIMARÃES nasceu na Rua Egas Moniz - de quem é descendente directo - em Guimarães. Aluno exemplar do Liceu Nacional de Guimarães, estudou Física Quântica em Marienfeld e leccionou em Macau, Los Angeles eTui. Segundo os amigos, é um vimaranense "como nunca ninguém viu, nem há-de ver", dotado de uma inteligência e sentido crítico "uns biliões de anos luz acima da média". Actualmente, reside numa vivenda apalaçada algures em Leitões, mas não passa um dia sem se dirigir à Adega dos Caquinhos.