28.4.06

FALSAS LENDAS E COSTUMES DE GUIMARÃES - O ARCO PROIBÍDO

Nos finais do século XVIII, um importante comerciante da cidade dirigia-se para a Igreja da Oliveira, vindo da Praça de Santiago. Ao deparar-se sob a arcada do Domus Municipalis, optou por entrar na magnânime Praça da Oliveira pelo arco mais à direita do referido edifício. Os sinos da Igreja repicavam, convidando os crentes para a oração. Reza a lenda que, nesse instante, o pesado badalo de um dos sinos se soltou e acertou em cheio no crânio do comerciante, que ficou esborrachado na pedra secular da Praça. Desde então que entrar ou sair da Oliveira por aquele arco se tornou sinónimo de azar, perigo e má fortuna.

27.4.06

E SE...

... tivéssemos que escolher uma personalidade da cidade para atar a um pelourinho, sobrevoado por pombas que ingeriram pão com laxante, quem seria essa personagem?

FALSAS LENDAS E COSTUMES DE GUIMARÃES - A CUSPIDELA

Já se sabe que os vimaranenses cospem amiúde no chão da sua cidade. Mas o que não se sabe é que este costume tem a sua origem nos primeiros tempos do Reino de Portugal: reza a lenda que, um dia, um carniceiro da Rua dos Mercadores passou pelo rio de Couros e nele mandou uma valente bisca. Quando chegou a casa, tinha cem mil morabitinos debaixo da cama e um carro novo. Mais do que por simples necessidade de alívio cuspal, cuspimos no chão para ver se temos sorte.

FALSAS LENDAS E COSTUMES DE GUIMARÃES - AS MARRADINHAS

Reza a lenda que um dia, Afonso Henriques brincava na Colina Sagrada quando a porta do Castelo de seus pais se fechou e Afonso ficou do lado de fora. A noite caiu e com ela chegou um galego perdido que se lembrou de perseguir o futuro primeiro Rei. Este, ainda príncipe, mas já intrépido correu para o portão e tentou abri-lo, mas as suas mãos suadas não o ajudavam na tarefa. Esperto, decidiu dar duas cabeçadas na porta principal do Castelo e esta, como que por milagre, abriu-se, salvando assim o Rei das mãos pérfidas do inimigo galego. É daqui que vem o costume de dar duas marradinhas na porta do Castelo de Guimarães, cada vez que por lá se passa.

FALSAS LENDAS E COSTUMES DE GUIMARÃES - PRÓLOGO

Qualquer cidade que se preze, tem um imaginário costumeiro que lhe confere uma certa identidade mística: atirar uma moeda a certa fonte e pedir um desejo, passar sempre pelo lado esquerdo de qualquer lugar ou pôr a mão nalgum sítio. Guimarães não pode fugir à regra. É por isso que iniciamos esta nova rubrica: a construção de uma falsa memória colectiva.

O SOUTH AVE PARK FEITO POR TODOS NÓS


Super Saganowski, por Jorge Pires.
Crie o seu herói vimaranense aqui .

NOTA AOS LEITORES

Passou quase uma semana. Uma vergonha, dirão uns. Um ultraje, outros. Um ultramar, ainda mais outros. O que é facto é que o Guimaquizz 3 ainda não avançou e o South Ave Park estagnou. Afazeres profissionais, o Vitória e a participação nas comemorações do 25 de Abril, ao lado dos grandes nomes da democracia vimaranense, impediram-nos de dar vazão ao turbilhão de ideias que temos para este espaço. O blog segue dentro de momentos, se bem que vamos a banhos neste fim de semana prolongado. Aos leitores, as nossas desculpas.

NORTE, NOME DE PORTUGAL

Um leitor amigo e anónimo deixou um belíssimo e estrutural texto de Miguel Esteves Cardoso na caixa de comentários. Vale a pena lê-lo e ver as fotografias de Inês Gonçalves aqui.

21.4.06

CENTRO CULTURAL VILA FLOR

Geralmente gosto de dar tempo ao tempo. Gosto que as coisas tenham espaço para crescer. Não quero ser acusado de espancar um bébé numa incubadora mas está na altura de falar.
Centro Cultural Vila Flor: que gestão? Que programação?
Sem tirar o mérito ás produções teatrais que têm ocupado o CCVF e à parceria que foi feita com o museu de Serralves existe em Guimarães um descontentamento generalizado com a programação do CCVF. Poderá fazer-se a crítica através de uma comparação com a Casa das Artes de Famalicão. Nomes como Antony and the Johnsons, Michael Nyman ou Wim Mertens já encheram o auditório da Casa das Artes e encantaram o público presente. Não se pode dizer que estes nomes façam parte do mainstream musical mas são suficientemente apelativos para encher um auditório com cerca de 500 lugares. São suficientemente fortes para que pessoas de outras cidades (Porto inclusivamente) se desloquem a Famalicão, por exemplo num dia de semana, para os verem e ouvirem.
Há quem diga e há quem defenda que a cultura é um produto de consumo das elites. Mas independentemente disso é importante que a cultura esteja acessível ás pessoas que, em última análise, a pagam com os seus impostos. Se cem pessoas forem ver e ouvir o Michael Nyman só por ser o autor da banda sonora do “Piano” e se vinte gostarem do que ouviram (conseguindo assim alargar os seus horizontes musicais/culturais) tal deve ser encarado como uma vitória. Uma vitória de um centro cultural que cumpriu a sua função.
É isto que falta ao nosso CCVF. Cumprir a sua função. Não serão, certamente, os Fingertips que vão conseguir alargar os horizontes de ninguém. Não tenho a minima dúvida que o auditório estará cheio mas este não é um tipo de espectáculo que se coadune com um centro cultural. Talvez seja algo próprio de um pavilhão multiusos. Ninguém imagina, por exemplo, no Centro Cultural de Belém um concerto dos Fingertips. Da mesma maneira que ninguém imaginará, durante o mesmo concerto, a ministra Pires de Lima, de isqueiro aceso no ar, a beliscar a coxa do Carmona Rodrigues enquanto grita: esta é a musica da bock green! Esta é a música da bock green!
Algo tem que mudar. E não sou só eu que o digo. No site do CCVF há uma sondagem em que 65% dos participantes consideram “má” a programação do 2º trimestre. Eu, apesar de não ser um dos participantes, tenho a mesma opinião que a maioria.
Dia cinco de Maio irei ao concerto do Bernardo Sassetti. Até lá bons espectáculos no CCVF ou, mais provavelmente, noutro lado qualquer.

Otelo de Guimarães

20.4.06

SOUTH AVE PARK - III

Sexta-feira, vem espumar de raiva ao Afonso Henriques. E traz um amigo igualmente. É Abril e tudo.

SOUTH AVE PARK - II


A pedido de várias famílias, aqui está o Bino Showriça, a quem enviamos um abraço pleno de admiração.
Ajude o South Ave Park criando a personagem que bem entender aqui.

19.4.06

SOUTH AVE PARK

Afonso Henriques e Cléber Guedes Lima são os dois primeiros personagens desta série animada. Aceitam-se sugestões para os próximos dois.



18.4.06

GUIMAQUIZZ 2 - CLASSIFICAÇÕES PARCIAIS

Nível 2

Jatozzz - 80%

Anónima Cidadã Honorária - 70 %

Afonso IV - 70 %

Afonso I - 70 %

Afonso II - 60 %

Afonso III - 60 %

Jatozzz - 60 %

Condessa do Juncal - 50 %

Freak - 50%

Da parte do Sr. D. Afonso - 30%



Nível 1 (corrigidas)

Vimaranense - 90%

Anónima Cidadã Honorária - 90%

jatozzz - 80%

Afonso - 80%

PAQUITO - 80%

Anonymous 10.19AM - 60%

Condessa do Juncal - 50%

Eduardo de Almeida - 40%

brunof - 40%



Durante esta semana, não percam o nível três (o difícil) deste fabuloso Guimaquizz. Obrigado pela participação e não deixeim de continuar a testar os sempre difíceis limites da vimaranensidade de todos nós. Parabéns aos líderes desta contenda, Jatozz e Anónima Cidadã Honorária. Com um bocado de sorte, ainda recebem as chaves da cidade a 24 de Junho.

GUIMAQUIZZ NÍVEL 2 - A SOLUÇÃO

1 - A procissão da Via Sacra está para Roma assim como a RONDA DA LAPINHA / PROCISSÃO DAS ENDOENÇAS está para Guimarães.
Com efeito, a Ronda da Lapinha é efectivamente o mais parecido, do ponto de vista humano, com a lendária Via Sacra. Contudo, de uma perspectiva simbólica e nocturna, a Procissão das Endoenças também é válida.

2 – A judiaria (Il Ghetto) está para Veneza assim como o LARGO DO SERRALHO está para Guimarães.
Com efeito, o Largo do Serralho e rua António Mota Prego foram, em tempos, a judiaria vimaranense. No dito largo havia até, onde hoje é a Agrinova, uma sinagoga.

3 – O Carnaval está para o Rio assim como AS GUALTERIANAS estão para Guimarães.
Com efeito, nada é mais carnavalesco nesta cidade que a Marcha Gualteriana.Já diz o ditado: a vida são dois dias e as Gualterianas uma data deles.

4 – Barceloneta e Sitges estão para Barcelona assim como PÓVOA E VILA DO CONDE estão para Guimarães.
Com efeito, Barceloneta e Sitges são conhecidas como Barcelona em calções, tal como as nossas colónias de férias são tidas e achadas como Guimarães em calções.

5 – O Castelo de Balmoral está para Inglaterra assim como O PAÇO DOS DUQUES está para Guimarães.
Com efeito, ambos são residências oficiais dos chefes de Estado respectivos.

6 - O 4 de Julho está para os EUA assim como 24 DE JUNHO está para Guimarães.
Com efeito, ambas as datas assinalam o dia um dos respectivos países. Apenas diferem, lamentavelmente, na forma de tratamento. Como qualquer pessoa de bem sabe, Portugal começou naquela tarde quente de vinte e quatro do seis de mil cento e vinte e oito.

7 – O Upper West Side está para Nova Iorque assim como A QUINTÃ está para Guimarães.
Com efeito, a mítica Quintã fica no Upper West Side de Guimarães.

8 – Bino Chouriça está para Guimarães assim como JIM MORRISON está para a América.Com efeito, Bino foi o grande guru do rock vimaranense. Apesar das suas semelhanças físicas e mentais com Iggy Pop, o seu hino foi “O Autocarro Azul Celeste” (entoado por todos numa inesquecível noite no Penha Club), que bebia directamente do “The blue bus is calling us” de Morrison.

9 – S. Marino está para Itália assim como VIZELA está para Guimarães
Com efeito, ambos são principados minúsculos, de risca ao meio e que quase passam despercebidos no mapa.

10 – A Rua (Largo) do Retiro está para Guimarães assim como o parque DEL BUEN RETIRO está para Madrid.
Com efeito, a nomenclatura une estes dois espaços: o minúsculo Largo do Retiro, por trás do café Elvis, e o gigante parque madrileño, por trás do Café Alcallá.

14.4.06

TIVE UMA IDEIA!

Estava eu em casa, vivo e a jogar no meu computador um jogo de estratégia quando me aconteceu uma coisa rara: tive uma ideia!
Após ter sido, mais uma vez, derrotado no já referido jogo algo de estranho me aconteceu. Blasfemava eu em aramaico após a minha humilhante derrota quando subitamente fiquei cego. Deixei de ver.
Aqui d’el rey, aqui d’el rey não quero morrer! – exclamei.
Consegui controlar a minha loucura e parei para pensar. Só podia estar a ter ou uma quebra ou um pico de tensão. Dirigi-me prontamente à cozinha onde misturei sal, açucar e chocolate com um resto de Lambrusco que me tinha sobrado do pequeno almoço. Vomitei imediatamente. A minha fórmula tinha
resultado pois, alguns segundos depois, tinha recuperado a visão. Contudo algo soava a estranho. Via tudo em tons de amarelo. Parecia que alguém me tinha metido na psique um daqueles filtros que o Lars Von Trier usa em alguns dos seus filmes. Foi quase de imediato que relembrei um poema que era mais ou menos assim “ Era um rapaz trabalhador/ Vivia em Campo de Ourique/ Bebia leite Vigor/ Mas sofria da psique”. Ora eu nuca tinha bebido leite Vigor. Para ser franco eu nunca bebo leite. Dirigi-me à casa de banho e, ao ver-me ao espelho, aprecebi-me que tinha um bocado de película aderente amarela (daquela que se usa para embrulhar alimentos) colada aos meus olhos.
Com toda esta confusão devo aqui confessar que me esqueci da ideia que tinha tido. Sei que estava relacionada com o ordenamento estratégico de Guimarães e com a Veiga de Creixomil.
Quero pedir desculpa aos leitores pela minha falta de assiduidade como colaborador deste blog mas, a ausência de ideias associada a este problema que descrevi tem tornado impossível a minha colaboração regular neste espaço de reflexão vimaranense.
Voltarei depois da Páscoa. E que esta seja sacrossanta para os leitores e para as suas respectivas famílias.
Até breve.

Otelo de Guimarães

13.4.06

POR MOTIVOS QUARESMAIS...

... As soluções e vencedores do Guimaquizz Nível 2 serão divulgados na próxima segunda feira. Entretanto, continuem a participar. Testem a vossa vimaranensidade aqui.

12.4.06

CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

[Não há mau ambiente no balneário] "pois todos [os jogadores] falam uns com outros, pode ser é que não gostem todos uns dos outros".
Dário Monteiro in O Jogo.

11.4.06

A GÉNESE DO PÚBLICO DO GUIMARÃES JAZZ OU BREVE CONTRIBUTO PARA A COMPREENSÃO DO CÓDIGO GENÉTICO DO ESPECTADOR VIMARANENSE

10.4.06

GUIMAQUIZZ, TAKE 2 - NÍVEL INTERMÉDIO

A parada subiu um bocado. A vimaranensidade começa a ser puxada ao limite. Quem ganhar tem toda a moral para se candidatar a presidente da edilidade. Senhoras e senhores, aqui está o nível intermédio do Cosmopolimarães Quizz, do Vimaraquizz, do Guimaquizz ou lá como lhe quizzerem chamar. Vamos às respostas na caixa de comentários. Soluções finais na próxima e santíssima sexta feira. Boa sorte, boa bola, se desejar o anonimato não se esqueça da cruzinha.

Nível 2 - Intermédio

1 - A procissão da Via Sacra está para Roma assim como a ___________ está para Guimarães.
2 – A judiaria (Il Ghetto) está para Veneza assim como o ___________ está para Guimarães.
3 – O Carnaval está para o Rio assim como ___________ estão para Guimarães.
4 – Barceloneta e Sitges estão para Barcelona assim como ___________ estão para Guimarães.
5 – O Castelo de Balmoral está para Inglaterra assim como ___________ está para Guimarães.
6 - O 4 de Julho está para os EUA assim como ___________ está para Guimarães.
7 – O Upper West Side está para Nova Iorque assim como ___________ está para Guimarães.
8 – Bino Chouriça está para Guimarães assim como _________ está para a América.
9 – S. Marino está para Itália assim como ___________ está para Guimarães
10 – A Rua (Largo) do Retiro está para Guimarães assim como o parque _______ está para Madrid.

7.4.06

CLASSIFICAÇÃO, VENCEDORES E HORÓSCOPOS

Classificações:

jatozzz - 80%
Eduardo de Almeida - 40%
Afonso – 90%
PAQUITO – 90%
brunof 40% (com Monção Honrosa pela resposta 8 “O Hotel Ucrânia está para Moscovo assim como a Placa a dizer Braga está para Guimarães”, pedindo nós, desde já, um esclarecimento quanto ao seu sentido)
Condessa do Juncal – 50%
Anonymous 10:19AM - 60%
Vimaranense – 90%
Anónima das 7.35PM – 90%

And the bencedores are: Afonso, Paquito, Vimaranense e Anónima das 7.35PM, todos com 90% de respostas certas, o que quer dizer que "A vossa vimaranensidade traduz-se num profundo conhecimento da Cidade e da inclusão desse conhecimento numa circunferência cosmopolita. Ou seja, conhecem Guimarãaes mas não se fecham nela. Também conhecem o mundo que vos rodeia. São líricos, de ascendência Gémeos (freguesia), e encontram um bocadinho da nossa cidade onde quer que vão. Ou então ao contrário, não interessa. Sabem, seguramente, onde ficam os misteriosos cinemas Real. Parabéns. "

GUIMAQUIZZ NÍVEL 1 - A SOLUÇÃO

Como prometido, cá vão as soluções e as justificações para este empolgante quizz. De salientar que algumas informações que foram prestadas ao longo dos dias desta “compita” redundam num valente bluff por parte dos organizadores. Pelo facto – justificado com a tentativa de manter o concurso vivo e não assumir a certeza de nenhuma resposta – as nossas mais sinceras desculpas.
Quanto às respostas, com efeito, cá vão elas:

1 – O Big Ben está para Londres assim como A TORRE DE S. PEDRO está para Guimarães.
Com efeito, Big Ben é o nome dado à torre com quatro relógios do Palácio de Westminster em Londres. Como facilmente concluimos, o Big Ben e a Torre da Igreja de S. Pedro têm ambos quatro relógios, todos extremamente pontuais. O que faz com que seja inócuo perguntar as horas a um transeunte na zona de Westminster ou à saída do Ferreira da Cunha.

2 - O Gran Canale está para Veneza assim como O RIO COUROS está para Guimarães.
Com efeito, as semelhanças são mais que muitas. Quem acompanha o leito do Rio de Couros desde a zona homónima até às traseiras do Hotel Ibis, sabe do que se está a falar. Se mais rios destes houvesse, mais probabilidades GMR tinha de tirar o título de Veneza de Portugal a Nova Bragança. De realçar que o ponto mais intenso desta colagem é, como disse Eduardo Ribeiro, a zona que um amigo – provavelmente comum – chamou de Venezinha, ou seja, desde o largo da Pousada da Juventude até à Rua de Vila Flor.

3 – As Cibeles estão para Madrid assim como A FONTE DO TOURAL está para Guimarães.
Com efeito, a escolha desta fonte – tendo em conta a concorrência das do Carmo, Campo da Feira, Praça dos Cinemas e Navarros de Andrade – foi difícil. Contudo, a ligação às Cibeles é mais forte que a das outras: em primeiro lugar, o seu enquadramento cénico e o simbolismo da mulher esculpida que representa o primeiro milénio da cidade – tal como a deusa Cibele simboliza a fertilidade. Em segundo, a certeza absoluta que será nesta fonte que os vitorianos se banharão quando o VSC ganhar o seu primeiro troféu, tal como os madridistas vão sempre tomar banho às Cibeles cada vez que o Real ganha qualquer coisa.

4 – Cambridge está para Inglaterra assim como O CAMPUS DE AZURÉM está para Guimarães.
Com efeito, o raciocínio silogístico aqui era bem simples. Estamos no domínio do ensino Universitário, pelo que a hipótese Liceu, por muito que nos custe, tem de ser posta de parte.

5 – 90210 está para Beverly Hills assim como 4800 está para Guimarães.
Com efeito, obviamente que é tentador falar dos clássicos betinhos londrinos ou dos neo-betos que se pavoneiam no bar do CCVF. Mas aqui, meus caros, o raciocínio era bem simples e descobre uma das inspirações da nomenclatura deste espaço.


6 – As termas de Caracalla estão para Roma assim como AS TERMAS DAS TAIPAS estão para Guimarães.
Com efeito, Vizela não podia ser, como óbvio é. Logo, só nos restavam as grandiosas termas das Caldas das Taipas. Sonhamos ver lá o Pavarotti a cantar, depois de comer oito francesinhas no Rui.

7 –As Portas de Brandenburg estão para Berlim assim como AS PORTAS DA VILA estão para Guimarães.
Com efeito, esta resposta era ambivalente: qualquer porta de Guimarães servia. Contudo, inclinamo-nos para as da Vila por serem, claramente, as mais conhecidas já que as outras andaram eclipsadas durante pelo menos cinquenta anos.

8 – O Hotel Ucrânia está para Moscovo assim como O HOTEL FUNDADOR está para Guimarães.
Com efeito, ambos são – em escalas diferentes – dois portentos da arquitectura, dois monstros na paisagem. E ninguém nos tira da cabeça que o Fundador tem, como bem o diz o Paquito, um traço soviético.

9 – Milanello está para Milão assim como O COMPLEXO DESPORTIVO DO VSC está para Guimarães.
Com efeito, só podia ser o Complexo aka Unidade, Desportivo do VSC, Antº Pimenta Machado (Dr ou Sr).

10 –O Sacré Coeur está para Paris assim como A IGREJA DA PENHA está para Guimarães.
Com efeito, isto de colocar igrejas nos cimos das montanhas não é exclusivo português. Aliás, até no arebispado mais próximo há uma. No caso parisiense, e tendo em conta a falta de montanhas por ali, decidiram plantar uma Igreja bastante feia, que mistura setecentos e cinquenta estilos de arquitectura todos diferentes, mas todos iguais, no cimo da colina mais alta que Paris tem. Tal como daqui de cima, também de lá se avista a grandiosidade da cidade.

4.4.06

COSMOPOLIMARÃES - O QUIZZ

Várias são as vezes em que viajamos e encontramos a nossa cidade nos recantos de outras cidades do mundo. Um pouco à imagem de Marco Polo, que sempre encontrou Veneza em todas as cidades invisíveis onde Italo Calvino o levou. Assim, é natural que pensemos na Zona de Couros quando caminhamos no East End em Londres bem como é quase automática a rememoração do Campo da Feira cada vez que descemos as Ramblas rumo ao Barrio Gótic em Barcelona.
O exercício que ora propomos mais não é que um raciocínio silogístico aplicado à Vimaranensidade, que se traduz na velha máxima vimaranense “todas as cidades do mundo cabem aqui”. Vamos, então, à primeira parte do nosso quizzmarães (respostas na caixa de comentários, por favor):

NIVEL 1 (Fácil)
1 – O Big Ben está para Londres assim como _______ está para Guimarães.
2 - O Gran Canale está para Veneza assim como _______ está para Guimarães.
3 – As Cibeles estão para Madrid assim como _______ está para Guimarães.
4 – Cambridge está para Inglaterra assim como _______ está para Guimarães.
5 – 90210 está para Beverly Hills assim como _______ está para Guimarães.
6 – As termas de Caracalla estão para Roma assim como _______ estão para Guimarães.
7 –As Portas de Brandenburg estão para Berlim assim como _______ estão para Guimarães.
8 – O Hotel Ucrânia está para Moscovo assim como _______ está para Guimarães.
9 – Milanello está para Milão assim como _______ está para Guimarães.
10 –O Sacré Coeur está para Paris assim como _______ está para Guimarães.

DÃO-SE ALVÍSSARAS...

... a quem souber quem é o fadista de Guimarães que tocou com José Cid nos seus míticos concertos no Maxime's, em Lisboa. Esse fadista cantou ainda o lendário “Na Cabana Junto à Praia”. Fonte desta informação aqui e cartaz acoli.
JG (que também lá esteve)

3.4.06

RESCALDO DO DEBATE NO CAFÉ LOPES

O café Lopes foi pequeno demais para albergar o elevado número de pessoas que aí se deslocaram para assistir à Conferência “o seguinte tema: "Guimarães no Século XXI: Urbanismo, Cultura e Sociedade”, proferida pelos humildes escribas deste blog. Finda a palestra, que mais não foi que um chorrilho de lugares comuns mais próprios de políticos que de cínicos, foi tempo da discussão se acalentar com uma acesa troca de perguntas e respostas. A primeira coube ao anfitrião, o Senhor Lopes, que pediu a palavra para perguntar “o que é que tanta gente ali estava a fazer” e “se alguém queria mais bagaço”. Manuel Arriba, anarquista, criticou os palestrantes por não se deterem na actual situação do Vitória. Afinal, era para isso que ele ali estava, estando inclusivamente convencido que Geromel também ia discursar. Os ânimos exaltaram-se e Otelo de Guimarães, visivelmente incomodado, teve mesmo uma crise nervosa aguda, apenas sanada no Hospital Senhora da Oliveira, mediante o recurso a electro-choques. A frase da noite, porém, pertenceu ao picheleiro Ariano Martins, quando, a propósito do tema Sociedade Vimaranense, disse que “não era racista nem nada, mas que quando ia a Pinheiro, sentia-se em Kiev”. De notar a ausência da imprensa local.